“A mentira revolucionaria não é mentira”

Vladimir Lênin

Durante uma aula do prof. Eugênio, foi exibido um interessante documentário chamado “A revolução não será televisionada”. Esse documentário, feito por dois cineastas irlandeses, mostra o que ocorreu na Venezuela durante o ano de 2002, quando houve uma tentativa de golpe contra o presidente Hugo Chávez. O documentário recebeu diversos prêmios no mundo inteiro e logo se tornou vedete da inteligência pseudo-revolucionária. Mostrado em salas de aula e circuitos alternativos, o vídeo mostra Chávez como vítima indefesa de uma mídia virulenta e de uma elite manipuladora e perversa. Vemos também como o povo supostamente saiu em defesa de seu grande líder e foi violentamente contido pelas tropas golpistas.

Mas como sempre nos é dada apenas uma das versões da história, é pouco conhecido aqui no Brasil o documentário “X-Ray of a Lie”, que funciona como uma espécie de making of de “A Revolução não será Televisionada”. Realizado em uma universidade de Caracas durante um debate sobre “A Revolução…”, “X-Ray…” revela manipulações de imagem, inversão cronológica, utilização de imagens antigas, colagem, edição paralela e gravíssimas omissões no documentário dos cineastas irlandeses.

Como serviço de utilidade pública, trazemos o vídeo com o áudio em espanhol e legendado em inglês. Assista e tire as suas próprias conclusões.

E “Viva la Revolución!!!!”



Luiz Giaconi é estudante de
Jornalismo e escreve nesta
coluna às terças-feiras.